Notícias

Nova Biblioteca

10 de agosto de 2016

Estamos entregando aos associados uma nova biblioteca.   Começamos por “enxugar” as estantes, retirando uma boa quantidade de livros que, desde há muito tempo, não eram mais procurados ou porque pouco representavam para o acervo.
Não que sejamos tão rigorosos a ponto de manter apenas as obras relevantes da literatura – afinal, temos que interagir com a atualidade e atender a todas as preferências.

O processo literário é dinâmico e tem muita coisa boa surgindo, não podemos ficar de fora.

Outro motivo para retirada de algumas obras foi, lamentavelmente, o estado em que muitas se encontravam: sujos, rasgados, remendados, rabiscados.

Com a intenção de diminuir esse tipo de ocorrência, a Biblioteca Monteiro Lobato passou a disponibilizar os marcadores de página, para que não seja necessário dobrar, riscar ou colorir o trecho do texto em que pausou a leitura.

Leia o recado!

Afinal, o livro é resultado do esforço de criatividade, imaginação e pesquisa do seu autor. Um trabalho hercúleo, sem dúvida.

Sem exagero, o livro deve ser cuidado como uma joia, merece respeito. O bom leitor sabe disso. Pena que outros não.

Parafraseando o escritor mineiro Luís Giffoni: “A leitura é a musculação dos neurônios e mantém a aprendizagem intacta ao longo da vida.

Quem não lê, definha”. O analfabetismo funcional- fruto da pouca leitura- é o grande mal do nosso país: ler e não entender o que foi lido.

Bill Gates, numa famosa frase, disse que seus filhos teriam computadores, mas, antes teriam livros.

Sendo assim, queremos fazer da nossa biblioteca uma academia para os nossos neurônios: livro devorado é neurônio sarado e conhecimento adquirido. Melhor dizendo, é crescimento garantido.

Para facilitar a sua procura, as novas estantes estão devidamente identificadas com placas de alumínio, que vão ajudar na sua procura e induzi-lo a novas descobertas.

Mas, as novidades da Biblioteca Monteiro Lobato não param por ai!  Vamos utilizar um sistema de divulgação periódico de obras novas ou antigas, por meio de nossas redes sociais. Além disso, mantemos aberto o nosso espaço para sugestão de obras a serem adquiridas, elogios e críticas construtivas ao nosso trabalho.

Queremos simplificar a escolha do seu livro, mesmo à distância. Mas, queremos sobretudo, que você venha busca-lo pessoalmente. Afinal, a casa é sua e sua presença é um belo estímulo para nós.

Livros